Se você já assistiu o nosso vídeo especial do dia dos namorados, sabe que eu e o Álisson somos casados. Na época do nosso namoro, não fazíamos ideia de como isso daria certo — dois violinistas, morando em dois estados diferentes, namorando à distância, ambos sem trabalho fixo e ainda estudantes. Dá pra imaginar?! Mas, no final, tudo correu bem e com menos de três anos de namoro já estávamos casados. Por isso, baseados na nossa experiência pessoal e em comemoração aos dias dos namorados, listamos aqui 11 motivos porque você deveria namorar um músico erudito. Confira!

1. Você estará CONSTANTEMENTE rodeado(a) por música. Quando não estiver ensaiando ou estudando seu instrumento, provavelmente ele(a) estará fazendo qualquer outra coisa ouvindo música — cozinhando, limpando, dirigindo, comendo, tomando banho… Silêncio? Só na hora de dormir. A música vai fazer parte da sua vida, o que, particularmente, acreditamos ser algo muito bom (hahaha).

2. Aulas GRÁTIS de música? Temos. Seja para aprender um novo instrumento, ajudar a resolver um exercício de contraponto ou entender como compor uma música, agora é a sua chance.

3. Somos charmosos. Tocar Mozart e Beethoven de terno ou vestido longo com um instrumento lindo em cima de um palco não é pra qualquer um, não é mesmo?!

4. Em algum momento você terá uma música para chamar de sua. Mesmo que o seu namorado(a) músico não escreva ou cante músicas autorais, em algum momento ele(a) vai escolher uma música e dizer que ela o faz lembrar você. O Álisson, por exemplo, já me dedicou Clair de Lune (que acabou sendo a música da minha entrada no nosso casamento) e Estrellita. Agora você pode dizer pra todo mundo que essa é a sua música (hahaha).

5. Sua vida noturna nunca mais será a mesma. Concertos, recitais, apresentações em casamentos e shows em barzinhos lotarão a sua agenda. E o melhor: você não precisará pagar por entradas ou couverts artísticos, mesmo sentando no melhor lugar da plateia.

6. Somos apaixonados pelo que fazemos. Afinal, pra conseguir viver de música, temos que ser, né?! (hahaha). Mas toda essa disciplina acaba se refletindo em outras áreas da vida também, inclusive a amorosa (considere que, como músicos, lidamos com sentimentos e emoções o tempo todo).

7. Temos um estilo próprio. O estilo depende do instrumento que se toca. Podemos ir de extremamente despojados (quase hippies se estivermos falando de violonistas) até beeeem engomadinhos (no caso de alguns pianistas, cantores e violinistas).

8. Cultura é algo que não vai faltar na sua vida. Temos uma coleção de CDs, DVDs dos nossos ídolos musicais e uma ENORME biblioteca de livros e partituras. Recomendamos, inclusive, que você adquira já uma boa estante e várias caixas organizadoras. Ah, mas não tente reordená-los, ok? Pode dar briga.

9. Saiba que o seu guarda roupa terá um espaço considerável ocupado por roupas de concerto pretas. Preto é uma das suas cores favoritas? Ótimo.

10. Respeitamos o seu espaço. E esperamos que você compreenda que também precisamos do nosso. Iremos dedicar muitas horas praticando nosso instrumento ou ensaiando/tocando em diversos trabalhos. E isso significa que não estaremos disponíveis pra lhe dar atenção sempre que você pedir.

11. CONTUDO, namorar um músico tem muito mais pontos positivos do que negativos, apesar dos estereótipos. A maioria de nós é disciplinada, perfeccionista, esforçada e tem muito bom gosto. Só tome cuidado com as exceções.