Inclinação do arco

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  • #426

    Oi pessoal, tudo bem?
    Estou com uma dúvida. Eu inclino bastante a crina do arco para tocar (deixando inclinada voltada para mim), mas esses tempos uma professora que me deu aula no Skype comentou que eu deveria tocar com a crina toda em contato com a corda. Eu fiquei meio confusa com isso, porque eu já vi vários violinistas profissionais tocando com o arco inclinado, principalmente passagens bem legato. Queria saber a opinião de vocês sobre inclinação da crina ao tocar. Muito obrigada!

    #427

    Oi, Geekviolinist! Que bom te ver por aqui também. Então, essa questão de inclinação do arco divide os violinistas mesmo, por isso a sua dúvida. É uma questão de escola de arco e o debate existe há séculos. Existem escolas que incentivam o uso do arco mais inclinado (com a baqueta voltada para o espelho e a crina para o cavalete) e existem escolas que priorizam a manutenção da crina plana tanto quanto possível. Mas acontece o seguinte: quem usa o arco inclinado na maior parte do tempo, precisará usar crina plana em alguns momentos, como na execução de alguns golpes de arco (ex: martelé e staccato – já que se você mantê-lo inclinado você corre o risco de percutir a baqueta do arco sobre as cordas por conta da pressão que esses golpes exigem – e sautillé – já que, para o arco saltar adequadamente, a crina precisa estar plana); e também em dinâmicas fortes ou fortíssimas, pois o excesso de pressão no arco inclinado também faria arrastar a baqueta sobre as cordas, provocando ruídos no som. Daí, surgem, no século XX, as escolas que defendem a crina plana full-time, pra evitar todas essas transições que são necessárias na condução da crina inclinada, como expliquei anteriormente. Só que, quem usa crina plana, precisará também dar uma leve inclinada na região do talão, por motivos posturais – para que o polegar não bata na ilharga do instrumento ou nas cordas no extremo talão.
    Por fim, você pode optar por escolher qual tendência seguir. Experimente as duas opções no seu estudo, treine com os diferentes golpes de arco (para você ver os efeitos da inclinação) e descubra qual te agrada mais e qual funciona melhor na sua execução. Abraços e sucesso!

    #428

    Olá, Geekviolinist!
    A inclinação do arco é algo que pode variar bastante. Por exemplo, quando se conduz o arco do talão à ponta e vice-versa, costuma-se variar a inclinação da crina, usando-a mais inclinada na região do talão e gradativamente deixando-a mais e mais plana até chegarmos ao meio do arco. Além disso, a inclinação da crina pode ser bastante útil para criar timbres diferentes, sendo que a crina plana tem, naturalmente, mais sonoridade do que a crina inclinada e isso se aplica, inclusive, a certos golpes de arco, como o spiccato, por exemplo, em que o tipo de som pretendido pode ser alcançado com a variação da inclinação da crina. Outro golpe de arco que é muito pessoal mas pode ser beneficiado pelo uso de menos crina é o staccato, que é auxiliado na velocidade e articulação. Por fim, creio que nós não devemos usar somente um tipo de inclinação e, sim, dominar todas elas para um técnica mais completa e eficaz. Este é um processo em que sentimos bastante estranheza e desconforto inicialmente, já que, a princípio, vai contra nossa memória muscular (assim como qualquer mudança técnica). Portanto, recomendo que se estude lentamente percebendo como se equilibram os elementos da condução de arco (velocidade, ponto de contato e pressão/peso) com essa nova configuração da crina e podemos nos concentrar neste aspecto, primeiramente, em cordas soltas e escalas, mas não nos esquecendo disso nos estudos e repertório, mesmo que seja muito mais difícil focarmos em tudo o que acontece quando o que tocamos exige atenção simultânea em vários elementos técnicos.
    Espero ter ajudado.
    Abraço e bons estudos!

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