Nesta última sexta-feira começamos uma promoção lá no nosso Instagram, em que disponibilizamos um planner gratuito pensado especificamente para músicos. Neste post, iremos explicar melhor o que é um planner, como utilizá-lo e por que todo músico deveria usar um para planejar sua rotina de estudos.
O QUE É UM PLANNER
O planner é uma ferramenta que nos auxilia a organizar tudo aquilo que sabemos que precisamos fazer. Usando um, podemos visualizar melhor as nossas prioridades e metas de curto, médio e longo prazo, organizando de forma produtiva a nossa rotina diária de estudos. Existem diversos modelos de planner, e o que fizemos foi um que priorizasse os estudos de instrumento e o nosso desenvolvimento geral na área da música. Tendo seus materiais de estudo, prioridades e objetivos semanais e diários anotados, você adquire uma clareza mental que facilita a sua tomada de decisões no que diz respeito ao estudo instrumental. Ou seja: é mais difícil você ficar “agarrado” em uma escala ou exercício, quando deveria estudar também outras coisas que são igualmente importantes.
Como utilizar um planner
Embora há quem use o planner de maneira totalmente digital, recomendamos que você adquira um planner físico ou imprima as páginas daquele que irá utilizar. Isso porque preenchê-lo à mão — e preferencialmente, com um lápis — fará toda a diferença. Em primeiro lugar, porque fica mais fácil transferir todas as suas ideias para o papel no dia-a-dia com seu instrumento e, assim, você evita as distrações que vem junto com celulares ou tablets (e isso significa mais produtividade). Em segundo lugar, você poderá corrigir ou fazer alterações rápidas no seu planejamento sem ter muito trabalho — uma simples borracha faz o serviço.
Separe um dia da semana para fazer o seu planejamento semanal. Estabeleça quais serão os seus objetivos naquela semana e organize o seu tempo de estudo de acordo com essas metas. Por exemplo, você quer dar guinada nos métodos ou no repertório? Na afinação das escalas ou no andamento de um exercício de articulação? Quer trabalhar a técnica de uma peça ou a sua performance? Dependendo dos seus objetivos, você deve distribuir o seu tempo de estudo de acordo, aumentando a porcentagem de dedicação àquele material. Mas lembre-se que é super importante você estudar um pouquinho de tudo todos os dias — ou, no mínimo, ir revezando os materiais regularmente entre os dias da semana.
Não hesite em fazer pequenos ajustes que forem eventualmente necessários no dia- a- dia. Imprevistos acontecem. Separe 5 minutinhos diariamente para revisar o que você planejou para o dia seguinte ou para efetuar pequenos ajustes no seu planejamento. E atenção: cumpra o estudo conforme o planejado em termos de duração, materiais e objetivos. Caso você sinta que aquela distribuição de tempo não foi adequada, ajuste o planejamento do dia seguinte da forma que você acredita que funcionará melhor. Experimente e faça ajustes até que você encontre a fórmula ideal para você.
Diariamente, registre a quantidade de horas de estudo que você dispendeu (de fato) naquele dia e, ao final da semana, dê uma nota à produtividade dos seus estudos. Conforme as semanas forem passando, você perceberá os padrões das semanas altamente produtivas e daquelas que não foram tão legais assim. Ao compará-las, você compreenderá como o seu planejamento e o tempo de estudos dedicado ao instrumento influencia no seu desempenho.
E o mais importante: seja grato pelo que você alcançou, por menor que tenha sido a sua evolução nesse período de apenas uma semana. São os pequenos passos que fazem toda a diferença na jornada!
POR QUE TODO MÚSICO DEVERIA USAR UM PLANNER
É muito fácil se perder no meio de tantos exercícios, estudos e repertórios diferentes que são habitualmente exigidos pelos nossos professores no decorrer da nossa formação musical. E, de maneira geral, temos que apresentar resultados consistentes dentro do período de uma semana (quando as aulas acontecem), o que é um prazo relativamente curto. Além disso, muitas vezes não conseguimos distribuir adequadamente o tempo que temos disponível entre os tantos materiais que precisamos estudar. Utilizar um planner nos ajuda a ter mais controle sobre todos esses aspectos do nosso estudo, tornando-nos mais produtivos. Isso significa que passamos a ter um mapa cujo destino é o nosso objetivo, as nossas metas e nossas tão sonhadas realizações pessoais. Planejamento feito, basta iniciar a viagem – ops! quer dizer – os estudos!
Lembre-se que novos hábitos demoram a ser criados e mais ainda até que se tornem automáticos. Antes disso acontecer você possivelmente vai esquecer muitas e muitas vezes de usar seu planner. Faz parte. Seja paciente consigo mesmo. Lembre-se que não são alguns esquecimentos que vão te atrapalhar.
Se você já está com o nosso planner em mãos, conte-nos o que achou dele nos comentários! Se ainda não o tem, siga o nosso perfil no Instagram e participe da promoção!